Este texto tem como objetivo principal, conceituar e caracterizar neuroses de acordo com Sigmund Freud, considerado o "pai" da Psicanálise, que também é uma abordagem da Psicologia.
Roudinesco e Plon (1998) afirmam o que o termo, neurose, foi criado em 1769 (séc. XVIII) pelo médico escocês William Cullen, para conceituar as doenças nervosas que geravam distúrbios da personalidade. Em 1985, foi popularizado por Philippe Pinel, França. Em 1893 foi conceituado por Sigmund Freud, como uma doença nervosa com sintomas que simbolizam um conflito psíquico recalcado, originado da infância.
Com o passar do tempo, o conceito evoluiu e fez parte de uma estrutura tripartite, junto à psicose e à perversão. Freud classifica as neuroses em: histérica; obsessiva; neurose atual (que incluem a neurose de angústia e a neurastenia); psiconeurose (que incluem as neuroses de transferência e narcísica).
Após se encontrar com Charcot, Freud também começou a definir a histeria como uma neurose. Em 1895, a histeria, para Freud, se tornou a neurose como tal, como teoria da sedução.
Em 1897, Freud conceituou a neurose como um "sintoma" ligado a um conflito psíquico inconsciente, originado na infância, que é resultado de um mecanismo de defesa contra a angústia e de uma constituição de compromisso entre essa defesa e uma possível realização de um desejo.
De acordo com Chemama (1995), em 1914, Freud dividiu as psiconeuroses em dois tipos: neuroses narcisistas (esse termo já foi excluído da literatura freudiana, que se refere às psicoses) e as neuroses de transferência (histeria, neurose obsessiva e histeria de angústia).
Ferrari, Piccinini e Lopes (2013), afirmam que a função do filho é desprender de sua mãe seus desejos libidinais, com um objetivo de uni-los a um objeto concreto estranho. Ao se reconciliar com o pai, se conservado algum rancor a ele, querendo ser independente da tirania dele; como reação contra sua revolta infantil, se toma submisso.
Os neuróticos fracassam nessas funções. O filho permanece submisso ao pai; é incapaz de transferir sua libido para um objeto sexual estranho. Assim, o Édipo não é superado, pois as reivindicações da libido edípica são recalcadas e se tornam eternas. Esse processo gera a angústia de castração.
No caso do menino, que vê a mãe como uma propriedade dele, também será um grande rival do pai, gerando o Complexo de Édipo. E na menina, como esse processo ocorre
Para Freud, em função da menina não ter pênis, precisa mudar seu objeto de amor da mãe para o pai. O Complexo de Édipo na menina é secundário. Nesse período, com o objetivo de se igualar ao menino, a criança do gênero feminino tende a se afastar da mãe, pois essa não oferece o pênis, que pertence ao pai. Logo, se dar a castração na mulher.
Conclui-se que na abordagem psicanalítica, as neuroses são resultantes de conflitos. Existem 3 tipos: histérica, obsessiva e de angústia, e se originam de um conflito infantil com recalque.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHEMAMA, Roland (org). Dicionário de Psicanálise. Tradução: Francisco FrankeSettineri. Porto Alegre: ArtesMédicasSul, 1995.
FERRARI, Andrea Gabriela; PICCININI, Cesar A.; LOPES, Rita Sobreira. O BEBÊ IMAGINADO NA GESTAÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS E EMPÍRICOS. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 2, maio/ago. 2007, p. 305-313. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/XFyR94p8sZdPzLBzmwrZXqd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 out. 2022.
ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de Psicanálise. Tradução: Vera Ribeiro, Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
Por André Luiz Alves de Souza
É psicólogo e professor. Contato-Whatsapp: (73) 99973.6482
Também atende online: https://psicologoandre.webnode.page/
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/6384619811557446
É professor. Leciona no Ensino Fundamental II. Já atuou no Ensino Médio (Salvador e Itamaraju - BA) e superior (Facisa - Itamaraju; UNEB – Plataforma Freire - Teixeira de Freitas e Caravelas).
02 anos como Coordenador de Educação do MST-Bahia (1997 a 1999).
03 anos como desenhista projetista, atuando na CONCRETA e CONCREMAT, Salvador – BA.
É graduado em Licenciatura em Filosofia: Universidade Católica do Salvador (UCSal). Período: 1989 a 1992.
É graduando em Bacharelado em Filosofia – Universidade Católica do Salvador (3 matérias trancadas).
É graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera (antiga Pitágoras). Período: 2018 a 2022.
Cursa o 7° semestre em Matemática na UNEB.
É pós-graduado em Psicopedagogia - Vale do Cricaré.
É pós-graduado em Psicologia do Trânsito - Faveni.
É pós-graduado em Neuropsicologia – Anhanguera.
É pós-graduado em Psicologia Hospitalar – Anhanguera.
É pós-graduando em Psicologia Criminal Forense – Facuminas.
Tem formação clínica em Psicanálise: Escola Superior de Psicanálise (ESPO) – Vila Velha – ES. Período: 19/10/07 a 06/11/09.
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Gestão e Políticas de Saúde: Pitágoras - 120h (2020),
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Políticas de Atenção Básica em Saúde: Pitágoras - 180h (2020).
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